segunda-feira, 27 de maio de 2013

BUGANVÍLIAS

Outro dia, minha mãe, impressionada, comentava sobre as buganvílias em São Bento do Sul. Eram mudas tão pequenas e estavam completamente cheias de flores, sem folhas, só flores.
Sempre pensei que buganvílias fossem nativas da Grécia, afinal aquelas casas muito brancas com janelas e portas num azul lindo têm, quase todas, a fachada complementada por estas maravilhas (é práticamente um símbolo grego), mas fiquei surpresa quando li que esta trepadeira  é na verdade sul-americana, e foi descoberta no Brasil em 1790, pelo francês Louis de Bouganville.

Nesta casa em Maiorca, as buganvílias valorizam incrivelmente a fachada, o colorido é impressionante, o que com certeza deve tornar a vida ao ar livre ainda mais convidativa.
A decoração da casa, romântica e acolhedora,  é um mix de peças clássicas e rústicas, sendo a  cozinha o meu espaço favorito, com aquela mesa redonda fazendo as vezes da ilha.
As paredes de pedra e as portas e janelas  complementam com perfeição a arquitetura típica de Maiorca.
Amei!




















Via El Mueble

5 comentários:

  1. Este ano plantei três pés: uma de um rosa intenso para lá do fuchsia, uma branca e uma amarela.

    Desde que me instalei nesta casa que vivia querendo uma, mas o "lixo" que fazem me desmotivava. Este ano não resisti. Com as "crianças" crescendo começo a ter mais tempo para mim, meu jardim, minhas flores. São pequenas ainda, mas como crescem rápido espero para o ano já ter fotos lindas de meu caramachão.

    Uma boa semana para vocês,

    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa,
      tenho na minha casa, mas normalmente nascem poucas flores enquanto que a da minha vizinha fica um verdadeiro escândalo, só flores, ela tem branca e pink.
      Já comprei duas mudas da amarela que não sobreviveram, acredito que pelo excesso de sombra, minha casa recebe pouco sol em virtude das árvores altas que tem ao lado e atrás.
      De qualquer maneira não me incomodaria em juntar as folhas que caem, a sua beleza compensa o trabalho.
      Cuidar do jardim é uma excelente terapia, aproveite.
      Abraços
      Tereza

      Excluir
  2. Olá, hoje aprendi mais uma coisa: as plantas conhecidas aqui no interior de SP como "primaveras" são as bungavílias. Elas são lindas, independente do nome.
    bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine,
      aqui também são chamadas de primaveras, mas é mais comum serem conhecidas por buganvílias mesmo.
      Beijos
      Tereza

      Excluir
  3. oh que bonita es
    saludos desde Espana
    Gina

    ResponderExcluir

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.